Páginas

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Secretaria Municipal de Saúde Capacita Profissionais Para Implantação da Caderneta de Saúde do Idoso

A Diretoria em Atenção à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza nesta quinta-feira, dia 19, capacitação dos trabalhadores do Distrito Sanitário Sul para implantação da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa. O evento acontecerá das 8h30 às 12 horas e das 14 às 17 horas, no auditório da AlexFarma, no Setor Bela Vista.

A programação inclui os seguintes temas: epidemiologia do envelhecimento; ações da SMS frente ao processo de envelhecimento populacional; importância, objetivos, conteúdo da caderneta do idoso e orientações para a implantação desse documento nas Unidades de Saúde. A realização é da Divisão de Doenças Crônico-Degenerativas da secretaria.

A caderneta já funciona nos Distritos Sanitários Norte, Noroeste, Oeste e Sudoeste e integra as ações do Programa de Atenção Integral à Saúde do Idoso da SMS. A implantação nessas regiões se deve ao fato de serem áreas de abrangência do Programa Estratégia Saúde da Família, que garante maior acessibilidade do idoso às Unidades Básicas de Saúde da Família.

Segundo informe da secretaria, a função primordial é propiciar um levantamento periódico de determinações condições do indivíduo idoso e de outros aspectos que possam interferir no seu bem-estar. "Antes do adoecimento orgânico, a pessoa idosa apresenta alguns sinais de riscos e é função do profissional de Saúde, por meio do registro na caderneta, identificar esses sinais para as ações possam ser assumidas de maneira precoce, contribuindo não apenas para a melhoria da qualidade de vida individual, mas também para uma saúde pública mais consciente e eficaz", explica o texto.

Números
No Brasil, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), de 1975 a 2025 a população de idosos vai crescer 16 vezes, o que a fará a sexta maior do mundo. Em Goiânia, 9% da população é idosa, o que corresponde a cerca de 116 mil pessoas.

Ainda segundo a OMS, o envelhecimento populacional é uma das maiores conquistas e um dos maiores desafios da saúde pública contemporânea. "Paralelamente a essa transição demográfica ocorreu uma importante transformação do perfil das doenças na população, cujas doenças próprias do envelhecimento, que costumam ser crônicas e múltiplas, ganharam maior expressão no conjunto da sociedade", afirma o relatório.

Fonte: Prefeitura de Goiânia

Nenhum comentário:

Postar um comentário